Se você é construtor ou incorporador e está planejando lançar um novo empreendimento, precisa entender como garantir a aprovação do Geric – um dos passos mais importantes (e muitas vezes desafiadores) para conseguir crédito junto aos bancos.
É justamente nessa etapa que muitos projetos ficam parados, por falta de orientação ou preparo adequado. Mas calma: a gente vai te explicar como funciona esse processo e o que você precisa fazer para conquistar o crédito e tirar sua obra do papel.
Como funciona o Geric?
O GERIC (Gerenciamento de Risco de Crédito) funciona como uma análise completa da operação, levando em conta desde o projeto técnico até a saúde financeira da empresa responsável. Assim, ele avalia a viabilidade e segurança de um projeto antes de liberar financiamento para obras. Logo, sem GERIC aprovado, não tem crédito para a construção.
Por esse motivo, obter o certificado é fundamental para suas obras não pararem no meio por falta de recursos.
Como o Geric impacta o financiamento?
As instituições bancárias precisam garantir que aquele empreendimento será entregue e que representa um investimento seguro, que está em conformidade com as exigências legais e técnicas. É aqui que entra o GERIC. Ele avalia:
- A viabilidade técnica e econômica da obra;
- A regularidade documental da incorporadora;
- O projeto urbanístico e arquitetônico;
- O histórico da construtora no mercado;
- A projeção de vendas e rentabilidade do empreendimento.
Se todos esses critérios forem atendidos, o banco segue com a liberação do crédito para construção do empreendimento e, posteriormente, libera o financiamento para os compradores das unidades.
Essa análise é fundamental para minimizar riscos e garantir segurança tanto para a instituição financeira quanto para os futuros proprietários.
Quais são os principais desafios para aprovação?
Muitas construtoras e incorporadoras enfrentam obstáculos nessa fase por falta de preparo técnico ou documentação incompleta. E entre os maiores vilões estão:
- Ausência de projetos adequados aos critérios bancários;
- Desorganização fiscal e societária da empresa;
- Estudos de viabilidade mal estruturados;
- Falta de suporte técnico para ajustes e interlocução com os bancos.
Por isso, ter apoio especializado é o diferencial entre um projeto aprovado e outro travado por meses. Para economizar tempo, energia e evitar erros que podem custar caro, conte com a consultoria ao Geric da Moradda que entende do assunto.
Como a Moradda te ajuda a garantir a aprovação do Geric?
A Moradda atua como facilitadora no processo de aprovação do GERIC. Nós vamos te acompanhar desde o início, estruturando a documentação, analisando os riscos e realizando a interlocução com os bancos até a aprovação completa.
Com a Moradda, sua construtora e incorporadora ganham:
- Mais segurança no processo;
- Agilidade na aprovação;
- Aumento real nas chances de obter o crédito;
- Liberdade para focar no que você faz de melhor: construir!
Seu projeto habitacional precisa de aprovação no Geric? Deixe com a Moradda e foque no que realmente importa: construir! Entre em contato agora mesmo e solicite o seu certificado.