Moradda

GERIC: o que é, sua importância e como obter certificado Caixa

Sumário

Você sabe o que é GERIC e como isso pode te beneficiar para obter financiamento imobiliário?

Financiar e lançar um empreendimento não é uma tarefa fácil para construtoras e incorporadoras. O processo é longo desde a compra de terrenos, desenvolvimento dos projetos, aprovação, construção, estande de vendas até a venda e realização do sonho de comprar uma casa própria ou investir em um espaço de trabalho.

No acumulado do ano de 2022, as vendas de imóveis subiram 11,9%, segundo o levantamento realizado com empresas associadas à ABRAINC (Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias), em parceria com a FIPE (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas). E até o fim de 2022, os imóveis do Minha Casa Minha Vida (antigo Casa Verde e Amarela) foram responsáveis por 70,2% das moradias vendidas no Brasil.

Apesar desse cenário otimista, a inflação e alta das taxas de juros para financiamento imobiliário podem segurar parte das vendas e lançamentos na área de imóveis, enquanto que iniciativas do governo para habitação popular poderão dar impulso ao segmento de imóveis.

Por fim, o contexto socioeconômico atual tem boas projeções para o mercado imobiliário. Quando associamos esses números ao crescimento na renda das famílias brasileiras devido a redução do desemprego no Brasil, demonstram um cenário otimista como um bom momento do setor imobiliário.

Quando a empresa do setor imobiliário já tem o terreno e o projeto, agora é hora de buscar formas de financiamento para o seu empreendimento. Na execução de projetos de construção podem ocorrer alguns percalços e por isso obter financiamento imobiliário é um passo importante. Empréstimos bancários e investimento privado são algumas opções buscadas no desenvolvimento de empreendimentos.

Considerando a situação atual do mercado, as construtoras e incorporadoras buscam alternativas para financiar com menos burocracia e mais garantia e segurança. Uma das instituições financeiras mais procuradas para esse tipo de operação financeira é a Caixa Econômica Federal, pois transmite segurança e confiança tanto para as empresas quanto para os compradores.

Geric Caixa o que é

O que é o GERIC?

A sigla Geric significa Gerenciamento de Risco de Crédito. O Geric é um processo de análise de crédito realizado pela Caixa Econômica Federal, a principal instituição financeira do Brasil e do programa Minha Casa Minha Vida.

Deste modo, a Caixa verifica e constata se uma empresa cumpre as condições necessárias para conseguir acesso ao financiamento imobiliário.

Para que serve o GERIC?

O Geric funciona como uma auditoria rigorosa realizada nas empresas que estão em busca de formas de obter crédito imobiliário para construção de novos empreendimentos como, por exemplo, casas e apartamentos.

Para que as construtoras e incorporadoras obtenham acesso a crédito facilitado para construir, o Geric é uma oportunidade de negócio de extrema importância.

 

Qual a importância do GERIC para o crédito imobiliário?

O Geric é crucial para as empresas que desejam investir em um empreendimento, porém precisam de um financiamento para isso. Assim, para obter o crédito de construção imobiliária, ele serve como uma etapa para que essas empresas tenham acesso aos financiamentos.

Quando uma empresa recebe a aprovação da Caixa, geralmente, o empreendimento é chamado pelo termo “obra gericada”. E ter a sua “obra gericada” garante a segurança e a confiança no seu projeto.

Afinal, o selo Geric certifica que as incorporadoras e construtoras estejam com as contas em dia para cumprir com suas obrigações. Essa adimplência é importante tanto para o mercado imobiliário quanto para os clientes que vão financiar um apartamento, pois previne eventuais calotes ou dívidas.

Portanto, ter a aprovação da Caixa é uma solução muito importante para as incorporadoras e construtoras, porque é uma oportunidade de negócio que vai desde a construção até as vendas com mais segurança e tranquilidade.

Saiba como funciona a avalição de risco de crédito GERIC Caixa?

Para que a empresa consiga obter o Geric para o seu projeto, existe um processo de análise de diversas condições a serem cumpridas para que o risco de financiar o empreendimento seja reduzido.

A Caixa faz uma análise primordial do poder financeiro e técnico da empresa, e isso é feito com base em três frentes principais:

  • Saúde contábil e fiscal: análises balanços da empresa;
  • Capacidade de gestão: auditoria técnica da CEF;
  • Capacidade técnica: avaliação do engenheiro responsável das obras.

Quer saber mais sobre esse processo? Confira nossa página de como funciona cada etapa para adquirir o selo Geric.

Fale com a Moradda para obter geric

Como financiar seus empreendimentos imobiliários com a Moradda?

Como você já sabe, o GERIC funciona como um selo que garante a perícia técnica e econômica de uma empresa. O tempo e a burocracia para obtenção do certificado e do recurso muitas vezes não compensa para o construtor, que busca tempo hábil para o desenvolvimento do empreendimento.

O mercado imobiliário está aquecido e atualmente já sabemos que “tempo é dinheiro”, por isso a agilidade nos processos é importante para que o seu projeto tenha sucesso.

Pensando em captar recursos para o seu projeto?Moradda está aqui para te ajudar a tirar os seus projetos do papel e proporcionar o melhor resultado possível, sempre buscando inovação, tecnologia e atualidade, trazendo o conforto de resolver tudo de forma segura, com todo suporte de nosso time.

Moradda

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Redes sociais

Quer tirar os seus projetos do papel? Conte com a Moradda